Histórias na Horta

O muito legal da horta no latão é que ela também serve de suporte pra contar histórias. Quase um filminho analógico produzido com giz! 





Oficina Infantil | Sarau do Rio

Pensa num lugar bonito. De um lado, o casarão de 1860. Do outro o Rio dos Sinos, e no meio disso nós e uma criançada divertidíssima e inspirada participando da nossa oficina "Mudinhas Plantadas em Desenhos".
Foi demais!

Sarau do Rio / São Leopoldo / RS
















Revitalizando a Horta

Deu que acabamos ficando um tempinho - 6 meses!!! - sem fazer a manutenção da horta que temos lá na Trupe, apesar de continuarmos colhendo chás, temperos...
Neste meio tempo, claro que o mato tomou conta de tudo. Então aproveitando o calor e o sol leve - numa trégua de dias de frio e chuva  - começamos a revitalização do espaço (durou dois dias esse tempo bom assim).



>>> Lu e Jaq revitalizando os canteiros



O pé de cidró já está com uns 2 metros de altura - virou um arbustão! As hortelãs se espalharam e estão lindas, com folhas enormes! O orégano está maravilhoso também. A cidreira está bem vigorosa e tem ainda os pés de alecrim que adoraram onde foram plantados e crescem firmes.
Ah, e tem ainda o poejo , as mentas e alguns pés de coentro selvagem que irão ficar na horta.

O aroma que vai se espalhando por aqui enquanto vamos refazendo os canteiros é incrível.







Também colhemos pimenta malagueta.  Fooooorte.



Horta da Órbita

Esse videozinho mostra um pouco da montagem da "horta da Órbita".

Da primeira enxadada no solo até o fim do vídeo, passaram-se praticamente 5 meses.
Pra ser exato, começamos dia 27 julho/2017 e a última imagem foi no dia 10/dezembro/2017.




Pelas várias fotos que fizemos dá pra saber mais ou menos "o tempo das coisas"

As berinjelas, por exemplo, plantamos algumas mudas que havíamos comprado num lugar desses que vende mudinhas de hortaliças.
Nós capinamos um pedaço pequeno no meio desse o capim todo e plantamos as berinjelas ali onde tem as mamonas. Não houve preparo nenhum do solo... a gente quis dar logo o pontapé inicial plantado algo logo de cara.





As primeiras flores de berinjela começaram a aparecer na primeira quinzena de outubro . Praticamente 25/30 dias depois ( elas foram plantadas em 27 julho /2017)
A foto abaixo,é do dia 12 novembro - se não contei errado, 108 dias depois.
Já é janeiro/2018 e ainda tem várias berinjelas chegando.

Resumo da ópera:
mudas plantadas praticamente em agosto/ colheita em nov/dez/janeiro



As alfaces

Foram plantadas (mudas) em 1 de novembro e foram colhidas no dia 10 dezembro, ou seja, 40 dias depois. Já plantamos diversas vezes alfaces e o tempo entre plantio e colheita costuma ser esse mesmo, ou seja, alfaces são rapidinhas pra virar salada!

Aqui a gente acabou dando um preparo na terra - calcário pra equilibrar o solo e como adubo usamos titica de galinha (que compramos numa loja).





Coentro Selvagem

Esse tipo de coentro é pouco conhecido aqui no RS. É bem comum no Norte e Nordeste onde também chamam de chicória / coentro maranhão / coentro do tapuí / coentro japonês...

Ganhamos as sementes do seu Moisés, lá em Atibaia onde montamos nossa primeira horta. Trouxemos essas sementes pro Sul e aí um belo dia resolvemos plantar. Demorou um tempo pras sementes germinarem. Acho que nessa foto elas já estavam com uns 40/50 dias. Tentamos plantar em vaso e não chegou a desenvolver. As que foram para o solo deram um "supersalto".



Na sementeira - 1º setembro/2017
Já no solo - foto tirada em 02 dezembro/2017





Bem, tem dezenas de outras fotos e informações, fica pra uma próxima postagem.



Intervenção

Domingo no Parque. Da Redenção.
Nossas intervenções tem música, circo, grafite, distribuição de mudinhas, bons papos, encontro com amigos queridos.

Tudo cabe dentro da nossa horta.












Milena, Gustavo Telles (baterista da Pata de Elefante) e Xeco.



Eric e Luis Heavy (guitarrista da Tarcísio Meiras Band)