Horta na Calçada

A horta na verdade começou com uma intervenção - um lambe lambe que fizemos com uma foto do Joe, um "cusco comunitário" que mora aqui na rua e é cuidado por alguns moradores (cusco em gauchês é cachorro).
A ideia era quebrar a monotonia do cinza e da calçada abandonada que fica bem em frente a casa que estamos morando.








Pouco tempo depois deu que resolvemos limpar e ocupar o canteiro abandonado montando uma horta.
Em casa separamos sementes de pimentão e tomate, tiramos umas mudas de um manjericão que havíamos comprado no mercado e compramos algumas outras mudas num lugar desses que vende plantas.
Assim começou a horta. Ou ao menos um rascunho de horta.






Não houve preparo da terra, o que rolou foi dar uma baita capinada num pequeno pedaço da calçada. Pra dar um charme fizemos uma estrutura com umas caixas de frutas que pegamos na feira e um pedaço de madeira que encontramos na rua, colocamos também umas caixas (sem fundo) no chão foi isso.
Tudo muito roots, sem gastar praticamente nada, - o que gastamos foi  luxo - as mudas custaram 8 reais e o saco de terra custou 12 (usamos a terra somente nas caixinhas).

Pra iniciar uma horta ocupando um espaço ocioso, abandonado não precisa de grana, basta a iniciativa, a vontade.












Tomamos a iniciativa, mas a proposta da horta é comunitária. Colocamos um cartaz explicando a ideia e convidando os moradores a participar.




A horta, desde o primeiro dia até essa postagem, já tem 3 meses e meio. Ampliamos o espaço, ela dobrou a esquina e já tem histórias.
Nossa experiência sobre estes primeiros meses, os próximos - e todo nosso aprendizado - vamos compartilhar aqui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário